segunda-feira, 23 de abril de 2018

  A  SANTA CEIA DA IGNA AVD


I Co 11.23-26

O entendimento de Paulo a respeito da Ceia do Senhor se originava de uma revelação direta de Deus. O apóstolo apresenta a autoridade da sua narrativa “fundamentada em um alicerce imutável”. Quando Paulo recebeu o evangelho diretamente de Cristo (Gl 1.11-12), e não do homem, ele também recebeu instruções relativas à Ceia do Senhor. Além disso, ele havia transmitido estas informações à igreja de forma cuidadosa e fiel. Assim, o apóstolo podia afirmar com segurança e autoridade: Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei (23).
A Ceia representava a inauguração de um novo pacto de graça A Nova Aliança, e deveria ser observada como um memorial. Tanto o “corpo partido” quanto o “sangue derramado” deveriam ser considerados como símbolos e não como referências literais ao corpo de Cristo. Quando Jesus disse, isto é o meu corpo que é partido por vós (24), ele não estava fisicamente sentado à mesa com Paulo. Qualquer ideia sobre uma transformação milagrosa, tanto no pão quanto no vinho, é contrária ao relato bíblico. Finalmente, a Ceia do Senhor deveria ser celebrada como um memorial ou lembrança, e não como meio de salvação. As afirmações: Fazei isto em memória de mim e Anunciais a morte do Senhor, até que venha (26) confirmam a ideia de que a Ceia é uma lembrança espiritual e um símbolo da morte de Cristo.

 O QUE É COMER DA SANTA CEIA INDIGNAMENTE?
 (1 Co 11). Os Coríntios estavam celebrando a ceia apenas como uma refeição qualquer (v.20), fazendo dela uma ocasião para comer e beber (v.21,22).
Para compreendermos corretamente a mensagem do texto, precisamos avaliar o contexto (o que vem antes e o que vem depois desse texto).
Nos versículos 20 a 22 vemos claramente o que o apóstolo quis dizer com a expressão “indignamente” (utilizarei a Nova Versão Internacional – NVI para facilitar a compreensão do texto):
“Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor, porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga. Será que vocês não têm casa onde comer e beber? Ou desprezam a igreja de Deus e humilham os que nada têm? Que lhes direi? Eu os elogiarei por isso? Certamente que não!” (1Co 11. 20-22)
Eles não estavam observando o modo correto de fazer a ceia, por isso, se afastaram de seu real significado. Estavam fazendo do jeito errado. “Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor”.
Mas o que eles estavam fazendo errado?
Eles estavam tentando celebrar a ceia de forma dividida e não em unidade (como corpo de Cristo, igreja) como devia ser.
Os ricos desprezavam aqueles que nada tinham ou eram pobres, fazendo sua própria ceia, enquanto os pobres ficavam chupando dedos desprezados num canto e também fazendo a ceia do seu jeito. “porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga.”. Paulo condena essa desunião e usado pelo Espirito Santo diz que é indigno quem desprezar a igreja de Deus e humilhar os irmãos pobres
. “Não tendes, porventura, casas onde comer e beber? Ou menosprezais a igreja de Deus e envergonhais os que nada têm?”.
Uma ceia dividida dentro da igreja não era a santa ceia que Cristo instituiu
Dos versos 23 ao 26 Paulo relembra a eles o real significado da Santa Ceia.
Seguindo com sua orientação, Paulo busca uma correção para não comerem indignamente, orientando eles a repensarem sobre o que estavam fazendo: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.” (1Co 11. 28-29). Esse “examinar” está diretamente ligado ao assunto que ele está corrigindo que é a falta de comunhão, e não a algum pecado fora desse contexto.  Por isso ele se mantém reforçando ao dizer que após esse auto exame devemos voltar a comemorar da maneira correta em união
 “Assim, pois, irmãos meus, quando vos reunis para comer, esperai uns pelos outros.” (1Co 11. 33).
Notem que "quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si.”
Se alguém tem fome, coma em casa, a fim de não vos reunirdes para juízo.
O juizo vem quando não discernirmos o corpo que significa união. Se alguém alega que tava com muita fome por isso não esperou. Esse deve comer em casa.

PORQUE AS CRIANÇAS DEVEM PARTICIPAR DA SANTA CEIA?
O ensino que diz que só os adultos podem participar da Ceia é um erro Criado pala igreja Católica Romana, que se incluíram à Igreja quando inventaram a doutrina da transubstanciação pelo Quarto Concílio de Latrão (em 1215).
 A comunhão é para os crentes e suas crianças. Este é o fato evidenciado pela relação da Páscoa com a Ceia do Senhor, pela natureza familiar das alianças e sacramentos bíblicos, pela natureza de uma “ceia”.
A primeira comunhão ocorreu na Páscoa, quando Jesus serviu o pão e o vinho na refeição Pascoal. Porque a Ceia do Senhor se originou na Páscoa – de fato, foi na Páscoa, no tradicional passar do pão e do vinho em círculo, que Jesus falou Suas palavras. De acordo com 2 Timóteo 3:16-17, devemos olhar para as Escrituras do Antigo Testamento para nos ajudar a compreender os ensinamentos . Aqui, como o assunto é se as crianças devem participar da ceia, é lógico que 2 Timóteo estar orientando a que olhemos para o culto Pascoal para ter a resposta.
A Páscoa era uma refeição da qual as famílias judaicas participavam, independente da idade dos seus membros (a refeição era para a “família” - Êxodo 12:3) e foi antecipado que as crianças perguntariam qual era significado daquele culto Pascoal (Êxodo 12:26). Além do mais, a Páscoa se focalizava, em parte, sobre as crianças, porque ela celebrava como o Senhor em Sua misericórdia livrou os primogênitos, mesmo os infantes (Êxodo 12:27-30). Assim, muito da Páscoa estava focalizado sobre as crianças e requeria a participação das mesmas. As crianças não ficavam em alguma outra sala, numa “igreja para crianças”. Portanto, se Jesus quisesse que isso mudaria excluindo a  participação das crianças), Ele mesmo teria dito. Se o próprio Jesus tivesse excluído as crianças, então, Ele teria quebrado a Lei! Mateus 5:17 Não penseis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim destruir, mas cumprir.
 Porém, porque nenhuma criança estava presente até onde sabemos, aqueles que são contra a comunhão infantil tomam a oportunidade para sugerir que Deus fez uma alteração radical na natureza da refeição Pascoal, para de agora em diante excluir as crianças, sem qualquer passagem da Escritura para apoiar esta afirmação. E se fosse assim também devemos nos lembrar que inclusive não haviam mulheres presentes.

Há um falso argumentos, aparentemente baseados na Escritura, contra a comunhão infantil (também conhecida como pedo-comunhão). Primeiro, há o argumento que, visto que Jesus disse para participar da Ceia em memória dEle (1 Coríntios 11:24), somente aqueles que O conhecem suficientemente bem podem participar, o que obviamente exclui as crianças pequenas. Ironicamente, este argumento é facilmente desarmado ao se notar que a Páscoa era um culto feito em memória, mas, ao invés de excluir as crianças, ele as incluía e até mesmo antecipava que as crianças, não sabendo o porquê estavam fazendo aquelas coisas, pensariam em perguntar (Êxodo 12:26). Se é suposto que as crianças devem ser excluídas quando as coisas são feitas “em memória”, então, as crianças teriam sido excluídas da Páscoa e das outras cerimônias do Antigo Testamento, mas elas não o foram.
Para os dias de hoje, para se participar da Santa Ceia deve-se  compreende seu significado basico assim como a Pascoa independente de ser criança ou não! Por isso faz todo sentido as palavras de Jesus
Evangelho de Mateus 18:10, diz:
"Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus."
Conforme a doutrina dos homens, a afirmação de Jesus e os anjos estão sem qualquer valor, porque os homens já possuem uma regra que está acima de qualquer palavra, inclusive a do próprio Deus.
Diante da Palavra que o Mestre disse, se dos tais pequeninos já é o Reino dos Céus, quem é o sábio e autoridade para afirmar que uma criança precisa ter 12 (doze) anos para sentar-se à mesa na Santa Ceia do e com o Senhor, contrariando a verdade real por Ele revelada?
A mesa do Senhor, aqui, representa a Mesa nos Céus.
A Igreja do Senhor, aqui, representa a Igreja nos Céus.
Por mais que me esforce não consigo compreender como alguém é capaz de  imaginar Jesus sentado na sua casa na sua mesa e enquanto uma criança toda alegre se dirige para a mesa e  Ele faz uma cara feia e diz NÃO você não pode! Ha não! Não o jesus bíblico
Veja o que o Evangelho de Mateus 19:14, diz:
"Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos e não os estorveis de vir a mim, porque dos tais " é " o Reino dos céus."
Naquele Dia, as crianças subirão, mas, os que torcem a Palavra darão contas a Deus

  Entre em contato com um dos nossos líderes de CÉLULAS será um prazer atender você! 📌 Célula:  AVIVA Toda Terça dás 20:00 às 21:00 Endereç...